Alerta Mensagens Fraudulentas

A MediaMarkt pauta a sua atuação com os clientes privilegiando o contato através das vias institucionais criadas e disponibilizadas para o efeito. Tendo em vista a proteção dos seus clientes e dos respetivos dados pessoais. A MediaMarkt Portugal aciona as medidas necessárias para assegurar a legítima defesa dos seus interesses, nomeadamente no que respeita à utilização abusiva dos seus direitos de propriedade industrial (marca, logótipo, nome comercial), bom nome e imagem reputacional.

A MediaMarkt Portugal tem conhecimento que por vezes alguns dos seus clientes recebem mensagens (SMS, WhatsApp e/ou email) alegadamente remetidas por transportadores no seguimento de compras realizadas no site www.mediamarkt.pt, passatempos fraudulentos feitos em nome da MediaMarkt Portugal e/ou descontos promocionais fraudulentos.


Atendendo à natureza fraudulenta destas mensagens, a MediaMarkt Portugal alerta para as características destas comunicações:

•   Logótipos: Um email que contenha logótipos de tamanho irregular ou alterado;
•   Erros Gramaticais: erros de português ou uso excessivo de pontos de exclamação;
•   Sentido de Urgência: Mensagens alarmantes solicitando a ação imediata;
•   Pedidos Inesperados: Um pedido na tentativa de obter dinheiro, informação financeira (por exemplo: números de contas bancárias ou cartões de pagamento);
•   Falhas de comunicação: Um email que não fornece um método alternativo para comunicar a informação solicitada (ou seja, telefone, correio ou locais físicos);
•   Link Fraudulento: Link que aparentam direcioná-lo para um site conhecido e seguro, mas na realidade, encaminha-o para outro local, potencialmente, fraudulento. Todos os links enviados pela MediaMarkt Portugal devem direcionar para mediamarkt.pt.

 

A MediaMarkt Portugal recomenda, que no caso de receção de uma destas mensagens ou email que leve a crer tratar-se de um esquema de phishing, através do qual são pedidos dados privados ou o pagamento de serviços inesperados, se deva:

•   Logótipos: Um email que contenha logótipos de tamanho irregular ou alterado;
•   Não descarregar anexos;
•   Não aceder a links;
•   Apagar os SMS ou emails recebidos;
•   Ter a certeza de que se está a aceder a um domínio autorizado da MediaMarkt;
•   Avisar as autoridades competentes.


Lamentamos o transtorno que esta utilização abusiva e ilegal da marca MediaMarkt te possa causar e à qual a MediaMarkt é absolutamente alheia.

Alerta Grupo de Plataforma
de Comunicação Fraudulento

A MediaMarkt Portugal tomou conhecimento da existência de um grupo de uma Plataforma de Comunicação (Telegram) fraudulento que não pertence à MediaMarkt Portugal, comunicando a existência de descontos e promoções que não correspondem à realidade.

Atendendo à natureza fraudulenta dos mesmos, a MediaMarkt Portugal recomenda que desconsideres toda e qualquer informação daí resultante e que procedas à sua imediata eliminação.

Em caso algum o cliente que seja destinatário deste tipo de mensagem deverá aceder, confirmar ou inserir os seus dados pessoais, nomeadamente os seus dados bancários, nem tão pouco subscrever qualquer serviço que lhe seja proposto.

Recordamos que a MediaMarkt Portugal pauta a sua atuação com os clientes privilegiando o contacto através das vias institucionais criadas e disponibilizadas para o efeito.

Tendo em vista a proteção dos seus clientes, a MediaMarkt Portugal avaliará quais as medidas necessárias para assegurar a legítima defesa dos seus interesses, nomeadamente no que respeita à utilização abusiva dos seus direitos, bom nome e dano reputacional.

Lamentamos o transtorno que esta utilização abusiva e ilegal da marca MediaMarkt te possa causar e à qual a MediaMarkt é absolutamente alheia.

 

Exemplos de mensagens fraudulentas em canais de Telegram: